< >

As mudanças das regras e política de BFZ

Battle for Zendikar, a edição que está a bater recordes de vendas também trouxe consigo algumas mudanças no funcionamento dos torneios de Magic que podem ter passado despercebidas, vou tentar fazer um apanhado simples de tudo que um jogador precisa de saber.



Vancouver Mulligan

O mulligan de Vancouver já começou a ser aplicado na pré-release de BFZ, consiste na possibilidade de depois de ter feito pelo menos um mulligan e decidido ficar com a mão fazer Scry 1.

Agora, vamos supor que o nosso oponente faz mulligan e vê a carta do topo sem dizer nada? Assume-se que vai ficar com a mão que tem.

Se por algum motivo o jogador vê a carta do topo sem dizer nada e faz shuffle da mão no deck considera-se que é uma Compra irregular de ínicio de jogo (Improper Drawing at Start of Game) e como terá de fazer um mulligan adicional. Por exemplo, quando faz Mull a 6, olha para a carta do topo sem dizer nada e começa a baralhar a mão com o baralho, irá fazer Mull a 4.

Sealed Pool já não faz troca

A partir do Grand Prix Sydney e Grand Prix Madison deixa-se de fazer a troca da pool em torneios sealed. Resumidamente, cada oponente vai vigiar o que está em frente, cada um na sua vez, e registam as cartas do outro jogador. Quem abrir uma expedition pode ficar com ela e jogar o GP sem a necessidade de fazer drop. Podem ler com mais detalhe na mothership.

Draw Extra Card (compra de carta extra)

Ora bem já se sabe que deixou de dar um Game Loss, mas agora veio mais uma novidade, também se aplica em efeitos em que revelam a carta e colocam na mão, eg, Domri Rade. A acção que levou a colocar na mão não é repetida, o jogador revela a mão e o oponente escolhe uma para ser baralhada no deck.

Foi, também, considerado agora um DEC quando se vê um determinado número de cartas do topo e se vê a mais, eg. com o apenas legal em Standard Dig Through Time o jogador vê 8 em vez de 7, faz-se o mesmo mas aplicado apenas aquele conjunto de cartas, revela-se as 8 cartas, o adversário escolhe uma para ser baralhada e ele escolhe daquelas 7 restantes.

Scry X

Scry 0 é possivel mas não é considerado um evento (para algo que desencadeie com Scry). E um pouco mais relevante, se uma carta diz Scry X e o jogador não vê as cartas quando tem acesso a elas, como na resolução de uma mágica ou habilidade, considera-se que se fez e que ficaram na mesma posição.

José Moreira

Juiz de nível 1, gosta de decks com criaturas e em especial slivers.
Jogador de carácter competitivo pode ser encontrado no MTGO por giventofly.

Seguinte
« Art Ant
Anterior
Art Seg »