Bem vindos ao 1º Deck Tech da Voodoo Games,
Ad nauseam é um baralho de combo que envolve a combinação de Ad Nauseam com Phyrexian Unlife ou Angel's Grace. O objectivo do baralho é comprar as cartas todas do grimório e jogar Lightning Storm ou Conflagrate.
A minha experiência com este baralho começou em inícios de 2014 mas sempre tive dúvidas sobre a sua viabilidade. Optei em prol de outros baralhos que achei mais favoráveis tendo em conta o meta abundante de Delver, Burn e Twin.
Foi recentemente com a tendência para jogar proactivo (e em particular disrupção de mão), e com a popularidade de Abzan que tomei a decisão de voltar ao Ad Nauseam.
Pode parecer contra producente jogar um baralho combo tendo em conta a predominância de Thoughtseize e Inquisition of Kozilek, mas, foi precisamente por esse motivo que considero Ad Nauseam em posição vantajosa. A melhor resposta para baralhos que façam pressão à mão (Liliana of the Veil p.e.) é com manipulação do grimório e "cantrip".
O baralho é linear, extremamente linear, mas recompensa boas decisões.
AD NAUSEAM - A estrutura
4 Ad NauseamAceleração de mana
4 Angel's Grace
3 Phyrexian Unlife
1 Lightning Storm
4 Lotus Bloom
4 Pentad Prism
4 Simian Spirit Guide
4 Serum Visions
4 Sleight of Hand
3 Pact of Negation
Construção de mão
Combo
Suporte
Há duas versões predominantes do baralho;
Spoils of the Vault (non shuffle)
+3 Spoils of the Vault
+1Lightning Storm
-fetches
+1
-fetches
Mystical Teachings (shuffling)
+1/2
+1/3
+1
+fetches
Ambas têm os seus méritos e desvantagens. A versão com Mystical Teachings (Peer Through Depths) é particularmente melhor no 2º jogo pela forma como "escava" e encontra cartas de Sideboard enquanto constrói o combo. Conjurer's Bauble também é uma carta com muito valor para reciclar um Pacto ou kill condition antes do Ad Nauseam resolver. Esta versão funciona melhor contra um meta de Blood Moon, pois o uso de fetchlands quebra o "stack" do baralho mas cartas como Peer through Depths mitigam esse facto.
Spoils of the Vault é mais rápido e agressivo, mas mais vulnerável pelo facto de não usar fetchlands de forma a ir criando uma pilha no fundo do baralho e tornando a resolução do Spoils of the Vault mais segura. Também é uma carta “high-risk high-reward”.
Deck Tech
Um jogo típico de Ad Nauseam consiste em filtrar e seleccionar através deSerum Visions, Sleight of Hand. Lotus Bloom é mais importante nos primeiros 2 turnos para sair de suspend ao turno 4/5.
Contra baralhos com Remand e Spell Snare é difícil encadear turno 2 Pentad Prism ou turno 4 Lotus Bloom. Phyrexian Unlife turno 3 geralmente só contra aggro. A excepção é Abzan, Qasali Pridemage e Abrupt Decay são excelentes respostas contra nós.
O que acontece contra aggro é o oposto do control, queremos turno 2 Pentad Prism (porque mesmo estando virados de terrenos temos duas manas disponíveis), turno 3 Phyrexian Unlife (ganhamos sensivelmente 10 pontos de vida) eLotus Bloom turno quatro é crítico porque é geralmente o turno em que Aggro chega aos 20 de dano.
Simian Spirit Guide não serve só para fazer o cast de Lightning Storm, porque técnicamente o quarto é dispensável e portanto pode ajudar no cast de Ad Nauseam ou se necessário por constrição de mana, a jogar Pentad Prism com dois marcadores de sunburst.
Serum Visions vs Sleight of Hand, servem funções diferentes, Sleight of Hand geralmente é usado à procura de uma carta que possa ser jogada imediatamente (Terreno, Acelerador de mana), enquanto que Serum Visions pode "escavar" três cartas do grimório.
Lightning Storm, quando a carta for jogada têm de ser anunciada a retenção de prioridade, se perguntarem ao adversário se resolve e ele responder que sim, parabéns, acabaram de dar 3 de dano.
Enquanto a carta está na stack, vão usar a abilidade activada e adicionar um terreno à vez para acrescentar dois marcadores. Cada terreno conta dois de dano aos três de base da carta.
Contem as cartas na mão do adversário se não quiserem surpresas, usem só o número de terrenos necessário para matar o adversário, ele pode perfeitamente guardar 7 terrenos de mão e vira-se o feitiço contra o feitiçeiro.
Muitas listas não usamSlaughter Pact de main, então como se vence um Spellskite? Procede-se normalmente, descarta-se o número de terrenos necessário para matar o adversário, e quando o adversário usar a habilidade activada a mudar o alvo para o Spellskite, é resolvida e mantemos a prioridade mais uma vez activamos a habilidade descartando um terreno, repetindo até o adversário não ter mais vida para pagar.
Spoils of the Vault, pode ser usada por uma mana preta para comprar uma carta a Instant Speed, caso se saiba qual a carta que se encontra no topo. Se manipularmos as três do topo, por exemplo com Halimar Depths, podemos colocar a carta que queremos na 3ª posição de cima, exilamos as duas primeiras e perdemos dois de vida. Ad Nauseam em algumas situações pode jogado de forma "justa", à procura de mais cartas.
Outro aspecto importante sobre Split Second;
"Split second (As long as this spell is on the stack, players can't cast spells or activate abilities that aren't mana abilities.)"
Pentad Prism e Lotus Bloom são habilidades de mana, e podem ser feitas em resposta a Angel's Grace ou mais importante ainda, Krosan Grip.
Terrenos
Spoils of the Vault é mais rápido e agressivo, mas mais vulnerável pelo facto de não usar fetchlands de forma a ir criando uma pilha no fundo do baralho e tornando a resolução do Spoils of the Vault mais segura. Também é uma carta “high-risk high-reward”.
Deck Tech
Um jogo típico de Ad Nauseam consiste em filtrar e seleccionar através de
Contra baralhos com Remand e Spell Snare é difícil encadear turno 2 Pentad Prism ou turno 4 Lotus Bloom. Phyrexian Unlife turno 3 geralmente só contra aggro. A excepção é Abzan, Qasali Pridemage e Abrupt Decay são excelentes respostas contra nós.
O que acontece contra aggro é o oposto do control, queremos turno 2 Pentad Prism (porque mesmo estando virados de terrenos temos duas manas disponíveis), turno 3 Phyrexian Unlife (ganhamos sensivelmente 10 pontos de vida) e
Serum Visions vs Sleight of Hand, servem funções diferentes, Sleight of Hand geralmente é usado à procura de uma carta que possa ser jogada imediatamente (Terreno, Acelerador de mana), enquanto que Serum Visions pode "escavar" três cartas do grimório.
Lightning Storm, quando a carta for jogada têm de ser anunciada a retenção de prioridade, se perguntarem ao adversário se resolve e ele responder que sim, parabéns, acabaram de dar 3 de dano.
Enquanto a carta está na stack, vão usar a abilidade activada e adicionar um terreno à vez para acrescentar dois marcadores. Cada terreno conta dois de dano aos três de base da carta.
Contem as cartas na mão do adversário se não quiserem surpresas, usem só o número de terrenos necessário para matar o adversário, ele pode perfeitamente guardar 7 terrenos de mão e vira-se o feitiço contra o feitiçeiro.
Muitas listas não usam
Spoils of the Vault, pode ser usada por uma mana preta para comprar uma carta a Instant Speed, caso se saiba qual a carta que se encontra no topo. Se manipularmos as três do topo, por exemplo com Halimar Depths, podemos colocar a carta que queremos na 3ª posição de cima, exilamos as duas primeiras e perdemos dois de vida. Ad Nauseam em algumas situações pode jogado de forma "justa", à procura de mais cartas.
Outro aspecto importante sobre Split Second;
"Split second (As long as this spell is on the stack, players can't cast spells or activate abilities that aren't mana abilities.)"
Value
4-7 Templos;
O número varia consoante a quantidade de outros terrenos que entram virados.
1
Mana fix
3-4
1-2
1
Utilidade
1
1
1
A principal vantagem de usar fetchlands é protegermo-nos de Blood Moon, a segunda vantagem é deck thinning. No entanto é mais vulnerável para Choke. O baralho não têm ilhas suficientes que justifique jogar à volta de Choke, no entanto é algo a ter em conta pois pode lockar o baralho. As Fastlands (Darkslick Shore e Seachrome Coast) são ideais para jogar contra baralhos com Choke.
A grande maioria das listas de Ad Nauseam não jogam com Fetchlands e Shocks por dois motivos; a vida é um recurso precioso e baralhar o grimório quebra a pilha de scry.
Mãos
Os terrenos permitem Sunburst a dois assim como o scry. Lotus Bloom entra ao quarto turno. Está ligeiramente dependente de comprar um terreno até ao turno quatro ou a resolução da Pentad Prism |
Matchups favoráveis;
Scapeshift, não há pressão da parte do combo deles, Ad Nauseam faz o combo a Instant Speed, Scapeshift não, e não têm como lidar com Angel's Grace. Pós jogo 1 continua a ser ligeiramente favorável.Burn, geralmente matam ao turno 4/5, Phyrexian Unlife e Angel's Grace ganham-nos tempo. Com sideboard varia, a versão de burn Naya é a melhor pela forma como lidam com encantamentos e artefatos.
RG Tron, há pouca interacção e isso fica a nosso favor.
Ux Control, geralmente não coloca pressão, no máximo um Snapcaster Mage e algum dano à cara. Cryptic Command é um spell muito valioso contra nós (bounce+counter) mas o ganho de Tempo não é usado para nos matar. Após o segundo jogo continua a ser favorável a Ad Nauseam.
Desfavoráveis;
Infect, ou uma porção do sideboard é dedicada a este matchup ou então podem considerar na melhor das hipóteses um 30/70 a nosso favor no primeiro jogo e um 40/60 no segundo.
Amulet Bloom, há pouca ou nenhuma interacção mas um Primeval Titan turno 3 é completamente imbatível, o facto de poderem fazer Transmute para um Pact of Negation cria um impasse no qual eles são rápidos e explosivos a construir o jogo.
Affinity, pelos mesmos motivos que Infect é difícil, pressão rápida e explosiva. No segundo jogo podem usar Thoughtseize, Spell Pierce, Blood Moon por isso é importante jogar à volta dessas cartas.
Matchups que considero 50/50 e que estão dependentes da capacidade de pilotar e escolhas correctas são; Abzan Midrange, GWx Death 'N Taxes, Splinter Twin.
Sideboard
Como todos sideboards, a escolha de cartas e o número deve reflectir o meta em que se joga, como tal apresento simplesmente as escolhas mais comuns. Devem sempre "afinar" os números consoante as necessidades e a experiência do baralho.
Leyline of Sanctity
É jogado com 4 contra;Slaughter Games, Thoughtseize, Gifts Ungiven, Burn.
Patrician’s Scorn
4-for-1,Leyline of Sanctity, Stony Silence, Rest in Peace, Blood Moon.
Gigadrowse
É talvez a carta mais flexível e mais difícil de ser jogada. Geralmente é tempo, ou usada contra Aggro (Infect, Suicide Zoo) ou contra Midrange (tap no upkeep) ou até contra decks de controlo (fim do turno virar os terrenos).
Silence
ContraRemand/Dispel ou Counterflux.
Repeal/EchoingTruth
Lidam com permanentes um turno antes do combo ou ganham um turno para o setup do combo. Pode ser usado em encantamentos ou mesmo contra aggro (Infect e Affinity).
Darkness
É o nosso fog e ganha-nos o um ou dois turnos que geralmente precisamos para sobreviver a decks agressivos.Ethereal Haze também é uma excelente alternativa (abrange pingers como Grim Lavamancer).
Laboratory Maniac
Contra baralhos com vida infinita ou que façam disrupção deLightning Storm.
Slaughter Pact
O uso é variável, mas os alvos costumam serPlatinum Angel.
Decklists
Reuben Bresler - Grand Prix Richmond 2014
Daniel Will - SCG IQ Baltimore 2015
Comentem sugestões, críticas ou desabafos, obrigado pela leitura.
É jogado com 4 contra;
4-for-1,
É talvez a carta mais flexível e mais difícil de ser jogada. Geralmente é tempo, ou usada contra Aggro (Infect, Suicide Zoo) ou contra Midrange (tap no upkeep) ou até contra decks de controlo (fim do turno virar os terrenos).
Contra
Lidam com permanentes um turno antes do combo ou ganham um turno para o setup do combo. Pode ser usado em encantamentos ou mesmo contra aggro (Infect e Affinity).
É o nosso fog e ganha-nos o um ou dois turnos que geralmente precisamos para sobreviver a decks agressivos.
Contra baralhos com vida infinita ou que façam disrupção de
O uso é variável, mas os alvos costumam ser
Decklists
Reuben Bresler - Grand Prix Richmond 2014
1 Boseiju, Who Shelters All
1 Gemstone Caverns
2 Temple of Enlightenment
2 Temple of Deceit
1 Seachrome Coast
1 Watery Grave
1 Hallowed Fountain
2 Scalding Tarn
2 Marsh Flats
1 Island
1 Swamp
1 Plains
4 Gemstone Mine
4 Simian Spirit Guide
1 Lightning Storm
1 Conjurer's Bauble
1 Mystical Teachings
1 Slaughter Pact
3 Pact of Negation
4 Serum Visions
4 Sleight of Hand
2 Peer Through Depths
4 Lotus Bloom
4 Pentad Prism
3 Phyrexian Unlife
4 Angel's Grace
4 Ad Nauseam
Sideboard
3 Hurkyl's Recall
3 Leyline of Sanctity
1 Drown in Sorrow
1 Silence
1 Teferi, Mage of Zhalfir
1 Patrician's Scorn
1 Echoing Truth
1 Tormod's Crypt
1 Phyrexian Unlife
1 Tolaria West
1 Slaughter Pact
Daniel Will - SCG IQ Baltimore 2015
4 Simian Spirit GuideÉ um baralho relativamente barato, competitivo e divertido de se jogar. Têm uma curva de aprendizagem relativamente baixa mas consegue ser 'skill intensive' pelas escolhas de mãos, manipulação do grimório, conhecimentos de matchups (tech's do adversário) e alguma sorte!
4 Pentad Prism
4 Lotus Bloom
3 Spoils of the Vault
2 Lightning Storm
4 Ad Nauseam
3 Pact of Negation
4 Angel's Grace
4 Sleight of Hand
4 Serum Visions
3 Phyrexian Unlife
2 Plains
4 Gemstone Mine
4 Darkslick Shores
1 Temple of Enlightenment
4 Seachrome Coast
2 Dreadship Reef
4 Temple of Deceit
Sideboard
1 Chromatic Lantern
1 Laboratory Maniac
4 Leyline of Sanctity
1 Slaughter Pact
1 Patrician's Scorn
1 Gigadrowse
1 Repeal1 Pact of Negation
3 Darkness
1 Duress
Comentem sugestões, críticas ou desabafos, obrigado pela leitura.