< >

Decktech - Ad Nauseam


Bem vindos ao 1º Deck Tech da Voodoo Games,

Ad nauseam é um baralho de combo que envolve a combinação de Ad Nauseam com Phyrexian Unlife ou Angel's Grace. O objectivo do baralho é comprar as cartas todas do grimório e jogar Lightning Storm ou Conflagrate.

A minha experiência com este baralho começou em inícios de 2014 mas sempre tive dúvidas sobre a sua viabilidade. Optei em prol de outros baralhos que achei mais favoráveis tendo em conta o meta abundante de Delver, Burn e Twin.

Foi recentemente com a tendência para jogar proactivo (e em particular disrupção de mão), e com a popularidade de Abzan que tomei a decisão de voltar ao Ad Nauseam.

Pode parecer contra producente jogar um baralho combo tendo em conta a predominância de Thoughtseize e Inquisition of Kozilek, mas, foi precisamente por esse motivo que considero Ad Nauseam em posição vantajosa. A melhor resposta para baralhos que façam pressão à mão (Liliana of the Veil p.e.) é com manipulação do grimório e "cantrip".




O baralho é linear, extremamente linear, mas recompensa boas decisões.


AD NAUSEAM - A estrutura
4 Ad Nauseam
4 Angel's Grace
3 Phyrexian Unlife
1 Lightning Storm
4 Lotus Bloom
4 Pentad Prism
4 Simian Spirit Guide
4 Serum Visions
4 Sleight of Hand
3 Pact of Negation
Aceleração de mana




Construção de mão




Combo




Suporte



Há duas versões predominantes do baralho;


Spoils of the Vault (non shuffle)
+3 Spoils of the Vault 
+1 Lightning Storm 
-fetches

Mystical Teachings (shuffling)
+1/2 Mystical Teachings
+1/3 Peer through Depths / Anticipate
+1 Conjurer's Bauble
+fetches


Ambas têm os seus méritos e desvantagens. A versão com Mystical Teachings (Peer Through Depths) é particularmente melhor no 2º jogo pela forma como "escava" e encontra cartas de Sideboard enquanto constrói o combo. Conjurer's Bauble também é uma carta com muito valor para reciclar um Pacto ou kill condition antes do Ad Nauseam resolver. Esta versão funciona melhor contra um meta de Blood Moon, pois o uso de fetchlands quebra o "stack" do baralho mas cartas como Peer through Depths mitigam esse facto.

Spoils of the Vault é mais rápido e agressivo, mas mais vulnerável pelo facto de não usar fetchlands de forma a ir criando uma pilha no fundo do baralho e tornando a resolução do Spoils of the Vault mais segura. Também é uma carta “high-risk high-reward”.


Deck Tech

Um jogo típico de Ad Nauseam consiste em filtrar e seleccionar através de Serum Visions, Sleight of Hand. Lotus Bloom é mais importante nos primeiros 2 turnos para sair de suspend ao turno 4/5.

Contra baralhos com Remand e Spell Snare é difícil encadear turno 2 Pentad Prism ou turno 4 Lotus Bloom. Phyrexian Unlife turno 3 geralmente só contra aggro. A excepção é Abzan, Qasali Pridemage e Abrupt Decay são excelentes respostas contra nós.

O que acontece contra aggro é o oposto do control, queremos turno 2 Pentad Prism (porque mesmo estando virados de terrenos temos duas manas disponíveis), turno 3 Phyrexian Unlife (ganhamos sensivelmente 10 pontos de vida) e Lotus Bloom turno quatro é crítico porque é geralmente o turno em que Aggro chega aos 20 de dano.

Simian Spirit Guide não serve só para fazer o cast de Lightning Storm, porque técnicamente o quarto é dispensável e portanto pode ajudar no cast de Ad Nauseam ou se necessário por constrição de mana, a jogar Pentad Prism com dois marcadores de sunburst.

Serum Visions vs Sleight of Hand, servem funções diferentes, Sleight of Hand geralmente é usado à procura de uma carta que possa ser jogada imediatamente (Terreno, Acelerador de mana), enquanto que Serum Visions pode "escavar" três cartas do grimório.

Lightning Storm, quando a carta for jogada têm de ser anunciada a retenção de prioridade, se perguntarem ao adversário se resolve e ele responder que sim, parabéns, acabaram de dar 3 de dano.

Enquanto a carta está na stack, vão usar a abilidade activada e adicionar um terreno à vez para acrescentar dois marcadores. Cada terreno conta dois de dano aos três de base da carta.

Contem as cartas na mão do adversário se não quiserem surpresas, usem só o número de terrenos necessário para matar o adversário, ele pode perfeitamente guardar 7 terrenos de mão e vira-se o feitiço contra o feitiçeiro.

Muitas listas não usam Slaughter Pact de main, então como se vence um Spellskite? Procede-se normalmente, descarta-se o número de terrenos necessário para matar o adversário, e quando o adversário usar a habilidade activada a mudar o alvo para o Spellskite, é resolvida e mantemos a prioridade mais uma vez activamos a habilidade descartando um terreno, repetindo até o adversário não ter mais vida para pagar.


Spoils of the Vault, pode ser usada por uma mana preta para comprar uma carta a Instant Speed, caso se saiba qual a carta que se encontra no topo. Se manipularmos as três do topo, por exemplo com Halimar Depths, podemos colocar a carta que queremos na 3ª posição de cima, exilamos as duas primeiras e perdemos dois de vida. Ad Nauseam em algumas situações pode jogado de forma "justa", à procura de mais cartas.

Outro aspecto importante sobre Split Second;

"Split second (As long as this spell is on the stack, players can't cast spells or activate abilities that aren't mana abilities.)"

Pentad Prism e Lotus Bloom são habilidades de mana, e podem ser feitas em resposta a Angel's Grace ou mais importante ainda, Krosan Grip.

Terrenos

Value


4-7 Templos;
Temple of Deceit , Temple of Enlightment
O número varia consoante a quantidade de outros terrenos que entram virados.
1 Halimar Depths; escolha pessoal, é particularmente forte com a versão Spoils of the Vault

Mana fix

3-4 Gemstone Mine; o terreno ideal para o baralho.
1-2 Dreadship Reef; uns gostam outros detestam. Em situações de pouca pressão pode-se lentamente encher de marcadores.
1 Gemstone Caverns; permite Turno 2 combo (com Simian Spirit Guide e Pentad Prism)


Utilidade

1 Tolaria West; alvos de transmute incluem Lotus Bloom, Pact of Negation, Boseiju, Who Shelters All.
1 Boseiju, Who shelters all; dependente do meta, se azul for muito predominante
1 Urborg, Tomb of Yawgmoth; ajuda no cast de Ad Nauseam



Shuffle vs non-shuffle


A principal vantagem de usar fetchlands é protegermo-nos de Blood Moon, a segunda vantagem é deck thinning. No entanto é mais vulnerável para Choke. O baralho não têm ilhas suficientes que justifique jogar à volta de Choke, no entanto é algo a ter em conta pois pode lockar o baralho. As Fastlands (Darkslick Shore e Seachrome Coast) são ideais para jogar contra baralhos com Choke.

A grande maioria das listas de Ad Nauseam não jogam com Fetchlands e Shocks por dois motivos; a vida é um recurso precioso e baralhar o grimório quebra a pilha de scry.


Mãos
Os terrenos permitem Sunburst a dois assim como o scry. Lotus Bloom entra ao quarto turno. Está ligeiramente dependente de comprar um terreno até ao turno quatro ou a resolução da Pentad Prism



Um terreno e dois spells castáveis nos primeiros dois turnos que ajudam a constuir a mão. Esta mão é aceitável contra controlo pelo facto de já termos uma peça do combo que queremos contra o matchup (Angel's Grace vs Phyrexian Unlife, é preferível vs Control, Phyrexian Unlife é melhor contra Aggro  porque permite T3 Phyrexian Unlife seguido de T4 Ad Nauseam) e o Pact of Negation. 


Matchups favoráveis;
Scapeshift, não há pressão da parte do combo deles, Ad Nauseam faz o combo a Instant Speed, Scapeshift não, e não têm como lidar com Angel's Grace. Pós jogo 1 continua a ser ligeiramente favorável.

Burn, geralmente matam ao turno 4/5, Phyrexian Unlife e Angel's Grace ganham-nos tempo. Com sideboard varia, a versão de burn Naya é a melhor pela forma como lidam com encantamentos e artefatos.

RG Tron, há pouca interacção e isso fica a nosso favor.

Ux Control, geralmente não coloca pressão, no máximo um Snapcaster Mage e algum dano à cara. Cryptic Command é um spell muito valioso contra nós (bounce+counter) mas o ganho de Tempo não é usado para nos matar. Após o segundo jogo continua a ser favorável a Ad Nauseam.
Desfavoráveis;
Infect, ou uma porção do sideboard é dedicada a este matchup ou então podem considerar na melhor das hipóteses um 30/70 a nosso favor no primeiro jogo e um 40/60 no segundo.
Amulet Bloom, há pouca ou nenhuma interacção mas um Primeval Titan turno 3 é completamente imbatível, o facto de poderem fazer Transmute para um Pact of Negation cria um impasse no qual eles são rápidos e explosivos a construir o jogo.
Affinity, pelos mesmos motivos que Infect é difícil, pressão rápida e explosiva. No segundo jogo podem usar Thoughtseize, Spell Pierce, Blood Moon por isso é importante jogar à volta dessas cartas.

Matchups que considero 50/50 e que estão dependentes da capacidade de pilotar e escolhas correctas são; Abzan Midrange, GWx Death 'N Taxes, Splinter Twin.


Sideboard

Como todos sideboards, a escolha de cartas e o número deve reflectir o meta em que se joga, como tal apresento simplesmente as escolhas mais comuns. Devem sempre "afinar" os números consoante as necessidades e a experiência do baralho.


Leyline of Sanctity
É jogado com 4 contra; Slaughter Games, Thoughtseize, Gifts Ungiven, Burn.

Patrician’s Scorn
4-for-1, Leyline of Sanctity, Stony Silence, Rest in Peace, Blood Moon.

Gigadrowse
É talvez a carta mais flexível e mais difícil de ser jogada. Geralmente é tempo, ou usada contra Aggro (Infect, Suicide Zoo) ou contra Midrange (tap no upkeep) ou até contra decks de controlo (fim do turno virar os terrenos).

Silence
Contra Remand/Dispel ou Counterflux.

Repeal/EchoingTruth
Lidam com permanentes um turno antes do combo ou ganham um turno para o setup do combo. Pode ser usado em encantamentos ou mesmo contra aggro (Infect e Affinity).

Darkness
É o nosso fog e ganha-nos o um ou dois turnos que geralmente precisamos para sobreviver a decks agressivos. Ethereal Haze também é uma excelente alternativa (abrange pingers como Grim Lavamancer).

Laboratory Maniac
Contra baralhos com vida infinita ou que façam disrupção de Lightning Storm.

Slaughter Pact
O uso é variável, mas os alvos costumam ser Platinum Angel.



Decklists

 

Reuben Bresler - Grand Prix Richmond 2014
1 Boseiju, Who Shelters All
1 Gemstone Caverns
2 Temple of Enlightenment
2 Temple of Deceit
1 Seachrome Coast
1 Watery Grave
1 Hallowed Fountain
2 Scalding Tarn
2 Marsh Flats
1 Island
1 Swamp
1 Plains
4 Gemstone Mine
4 Simian Spirit Guide
1 Lightning Storm
1 Conjurer's Bauble
1 Mystical Teachings
1 Slaughter Pact
3 Pact of Negation
4 Serum Visions
4 Sleight of Hand
2 Peer Through Depths
4 Lotus Bloom
4 Pentad Prism
3 Phyrexian Unlife
4 Angel's Grace
4 Ad Nauseam
Sideboard
3 Hurkyl's Recall
3 Leyline of Sanctity
1 Drown in Sorrow
1 Silence
1 Teferi, Mage of Zhalfir
1 Patrician's Scorn
1 Echoing Truth
1 Tormod's Crypt
1 Phyrexian Unlife
1 Tolaria West
1 Slaughter Pact

Daniel Will - SCG IQ Baltimore 2015
4 Simian Spirit Guide
4 Pentad Prism
4 Lotus Bloom
3 Spoils of the Vault
2 Lightning Storm
4 Ad Nauseam
3 Pact of Negation
4 Angel's Grace
4 Sleight of Hand
4 Serum Visions
3 Phyrexian Unlife
2 Plains
4 Gemstone Mine
4 Darkslick Shores
1 Temple of Enlightenment
4 Seachrome Coast
2 Dreadship Reef
4 Temple of Deceit
Sideboard
1 Chromatic Lantern
1 Laboratory Maniac
4 Leyline of Sanctity
1 Slaughter Pact
1 Patrician's Scorn
1 Gigadrowse
1 Repeal1 Pact of Negation
3 Darkness
1 Duress
É um baralho relativamente barato, competitivo e divertido de se jogar. Têm uma curva de aprendizagem relativamente baixa mas consegue ser 'skill intensive' pelas escolhas de mãos, manipulação do grimório, conhecimentos de matchups (tech's do adversário) e alguma sorte!

Comentem sugestões, críticas ou desabafos, obrigado pela leitura.
Seguinte
« Art Ant
Anterior
Art Seg »