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Pensamento Limitado 3

Olá gentes mágicas, sejam bem-vindas a mais uma edição de Pensamento Limitado. Desta vez trago-vos uma reviravolta na limitação: jogar com um orçamento limitado. E o porquê de jogarmos com um orçamento limitado? Aqueles que andam nestas lides já há algum tempo devem ter reparado que o Magic, na maior parte das vezes, é um desporto/divertimento caro. O investimento que temos que fazer para construir os chamados "netdecks" eleva o preço dos nossos baralhos às centenas e centenas de euros, sendo que muita gente que está a começar não tem possibilidade para tal investimento monetário de uma maneira célere. Este artigo é para essa gente.



Vamos impor um limite de 100 na totalidade do baralho e vamos nos focar no formato de Standard. A primeira carta que me chamou à atenção, desde que foi editada foi o Gideon, Ally of Zendikar. Faz basicamente aquilo que queremos que um planeswalker faça e tem o bónus de poder activar o ultimate mal entra em campo, o que é perfeito para um baralho agressivo como topo da curva. Ao contrário das estratégias de meter tokens nós queremos potenciar ainda mais as funcionalidades do Gideon, por isso vamos nos focar na 2ª habilidade: a de meter um Soldado Aliado. Sim, a ideia é construir um baralho de Aliados!

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Com a chegada de OGW (i.e.: Oath of the Gatewatch) temos uma nova fornada de Aliados prontinha a ser explorada e é a partir destas duas expansões que vamos focar o processo de construção do baralho. Eu adoro motores que fazem uso do chamado card advantage, seja por criarem compra ou por estenderem a presença no campo de batalha. Nesse sentido, apresento os mesmos que o podem fazer, dentro da nossa estratégia:

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Infelizmente existem aqui algumas opções que não queremos explorar, tais como o Awaken, que está presente no azul, mas exige outro tipo de abordagem menos virada para Aliados. O Zada, Hedron Grinder tem potencial mas é ainda uma criatura frágil e pouco eficiente para o seu custo de mana. O General Tazri é uma boa opção, nem que seja pelo "efeito tutor", mas tendo uma habilidade tão abusável e, havendo o tecto monetário a que nos propomos, impunha um investimento numa base de mana mais cara, o que iria enfraquecer em grande parte o resto das nossas opções. Por outro lado, jogar com ele apenas pelo efeito de ir buscar um Aliado ao baralho parece-me demasiado redutor para 5 manas.
Agora que eliminámos o azul e mais do que duas cores, vamos analisar as combinações de duas cores restantes: branco e preto é uma estratégia viável, especialmente com March from the Tomb, o pseudo Rally the Ancestors, sendo que temos a sinergia toda da estratégia de "ganhar vida e drenar o oponente", que vem do draft de BFZ (Battle For Zendikar), mais os 2 motores de geração de tokens presentes no Gideon e na Drana's Chosen. Nesta abordagem o baralho seria mais orientado a jogar midrange, querendo manter vivas as criaturas que atacam a vida do oponente, jogando depois um March from the Tomb para acabar drenando o resto da vida do oponente. É uma estratégia bastante frágil a remoção que exila, mas caso contrário bastante efectiva porque permite atacar a vida do oponente sem directamente virarmos uma grande quantidade de criaturas para atacar.
No branco e vermelho temos, provavelmente o melhor Aliado na forma do Munda, Ambush Leader, porque tem ímpeto e garante que temos sempre aliados no topo para podermos comprar. Como é óbvio teríamos de usar os números do baralho para garantir um número aceitável de Aliados no topo, coisa que já pretendemos fazer, pelo que é uma inclusão muito orgânica, que tem um único senão: ser lendário (ou seja, não podemos jogar com o playset). Para além do mais, temos uma carta chamada Weapons Trainer, que joga muito bem em conjugação com Stone Haven Outfitter. Aliando a isto a edição de um equipamento chamado Captain's Claws e temos aqui o começo de uma sinergia bastante interessante, dado que qualquer criatura equipada que ataque está basicamente a receber um bónus de +3/+1 e o token gerado +1/+0. Além do mais, se dita criatura morrer ainda comprámos carta! Boa cena, não?!!

O branco e verde acaba por ser excluído, dada a ausência de novos aliados bons em OGW que complementem uma curva decente.

E agora? Que caminho escolher?

Dada a conclusão a que cheguei - que existem dois caminhos viáveis -  resta-me decidir aquilo que prefiro abordar. Apesar da estratégia dentro do branco e preto se adaptar mais ao meu estilo de jogo, é uma estratégia mais lenta e incremental e creio que, neste formato de Standard, queremos uma coisa mais rápida porque não teríamos capacidade de competir com a eficiência das criaturas do formato, especialmente porque as nossas criaturas em questão andam todas na casa dos 1/1, 1/2, 2/2, etc.. Nesse sentido, apresento-vos a minha lista:


ALIADOS EQUIP

4 Expedition Envoy
4 Stone Haven Outfitter
4 Weapons Trainer
4 Kor Bladewhirl
3 Reckless Bushwhacker
4 Firemantle Mage
3 Munda, Ambush Leader
3 Gideon, Ally of Zendikar
4 Captain's Claws
4 Stoneforge Masterwork
4 Ally Encampment
4 Needle Spires
4 Battlefield Forge
4 Mountain
7 Plains
Sideboard
4 Lantern Scout
4 Mastery of the Unseen
4 Surge of Righteousness
3 Hallowed Moonlight

Entre os equipamentos e as criaturas, este baralho tem 8 1-drops, 19 2-drops (os Reckless Bushwhackers funcionam literalmente como 2-drops porque queremos sempre conjurá-los pelo custo de surge), 4 3-drops e 3 4-drops mais os 3 Gideons. Jogamos com 4 de cada Firemantle Mage e Kor Bladewhirl, para garantir um pouco de evasão, apesar de conseguir ver a utilidade em cortar os Bladewhirls para por algo como Oath of Gideon ou Goblin Freerunner, dependendo da performance do baralho contra o metagame. Falta-me falar no outro equipamento do baralho que também brilha muito: o Stoneforge Masterwork. É uma jogada de turno 1, com um custo total com a habilidade de equipar de 3 e tem potencial em late game de fazer qualquer criatura nossa gigante. À primeira vista, o Stoneforge Acolyte pode parecer perfeito e bastante sinergético para jogar com as restantes cartas deste baralho, mas não o é, dado que a sua habilidade entra um pouco em conflito com a do Munda se ambos estiverem em campo ao mesmo tempo e, para além do mais, é apenas uma 1/2, pelo que é preferível aumentar ao número de equipamentos, de modo a atingir os mesmos objectivos.

A base de mana é bastante simples, fazemos uso de todas as duals da nossa combinação de cor, com destaque para a nova manland de OGW, sendo que o terreno dos Aliados é bastante importante dado que ajuda a conjurar todas as cartas do baralho (com excepção do Gideon), entra desvirado e ainda protege alguma criatura nossa em late game de spot removal. 

O sideboard é um sideboard bastante clássico de T2, não me quis estar a meter em grandes aventuras mas, uma vez mais, não me admiraria muito que o Oath of Gideon fosse uma boa carta para sideboard, ou até mesmo Make a Stand, dado que o pump à equipa pode ser importante contra baralhos de controlo.
Em relação ao preço das cartas e, fazendo uso dos preços registados por cada na Voodoo Games, temos a seguinte factura:

Gideon, Ally of Zendikar: 3x 15 €
Munda, Ambush Leader: 3x 0,20
Firemantle Mage: 4x 0,07 €
Reckless Bushwhacker: 3x 0,15 €
Expedition Envoy: 4x 0,09 €
Stone Haven Outfiter: 4x 0,40 €
Weapons Trainer: 4x 0,07 €
Kor Bladewhirl: 4x 0,08 €
Captain's Claws: 4x 0,30 €
Stoneforge Masterwork: 4x 0,40 €
Ally Encampment: 4x 0,90 €
Needle Spires: 4x 0,95 €
Battlefield Forge: 4x 1,00 €
Lantern Scout: 4x 0,40 €
Surge of Righteousness: 4x 0,32 €   
Mastery of the Unseen: 4x 0,50 €
Hallowed Moonlight: 3x 0,80 € 
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TOTAL:  74,16 €

Considerações finais: Depois de ter tido uma discussão amigável entre os meus colegas de redação, foi-me possível compreender que a premissa por detrás de todo este artigo (i.e. a de fazer um baralho budget com o Gideon) fica comprometida pelo elevado preço a que dito planeswalker se encontra atualmente. Se os retirarmos do baralho, podemos comprovar que o preço do mesmo desce significativamente para abaixo dos 50 €, pelo que ficam aqui algumas sugestões para quem não quer investir muito dinheiro para poder jogar competitivo: 1) O substituto mais natural seria Retreat to Emeria, apesar de a falta de fetchlands e do reduzido número de terrenos fazerem dela um substituto que fique aquém das espectativas; 2) Baixar a curva e investir numa construção mais agressiva fazendo uso ou de Oath of Gideon, como já foi referido neste artigo, ou, ainda, de Zada's Commando que é excelente porque tem iniciativa e "pinga" o oponente em late game; 3) Acrescentar um terreno para passar a jogar com 24 e subir o topo da curva com 2 Munda's Vanguard, que é o segundo melhor lord dentro dos Aliados, atrás do Weapons Trainer.
Para aqueles que têm mais dinheiro para investir: podemos verificar que conseguimos manter o preço do baralho abaixo da fasquia a que nos propusemos e ainda temos dinheiro para comprar mais um Gideon se quisermos porque sobra saldo, pelo que diria que temos aqui um baralho bastante competitivo para levarmos a um FNM e quiçá limpar tudo o que apanhemos pela frente, tendo feito um investimento bastante reduzido, quando comparado com as restantes pessoas que estão na sala, que só nas fetchlands já devem ter gasto algo na mesma casa de valores monetários. Resta-me desejar a todos aqueles que queiram experimentar jogar com o mesmo boa sorte e muito sucesso. Vejo-vos numa próxima e até lá não se esqueçam de se porem a magicar muito! ;)
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