< >

Pauper 101



Bem vindos, hoje vou falar de um dos meus formatos construídos preferidos: Pauper!

Pauper consiste num baralho de 60 cartas mínimas, mais 15 de sideboard. Ou seja, exactamente igual a todos os outros formatos construídos. A única diferença é que está restrito à raridade das cartas usadas: só se pode usar comuns.

Mas e se a raridade tiver sido alterada? Como sabemos se é legal em Pauper?
O que importa é que em qualquer ponto a carta em questão tenha sido editada como comum, isto aplica-se no caso de produtos digitais. Arrogant Wurm em Vintage Masters (exclusivo do Magic Online) levou um downgrade de incomum para comum, e na mesma edição, Cloud of Faeries passou de comum a incomum. São as duas utilizáveis em Pauper!




Apesar de só se utilizarem cartas comuns, não deixa de ter um Metagame, baralhos mais dominantes e uma Banlist. De momento a lista de cartas banidas oficial são;

Frantic Search, Temporal Fissure, Treasure Cruise, Empty the Warrens, Grapeshot, Invigorate, Cranial Plating, Cloudpost
Para consultarem alterações e actualizações da  lista deverão dirigir-se ao site da Wizards of the Coast. No entanto nem todos seguem esta lista, alguns organizadores de torneios geralmente acrescentam cartas como Goblin Grenade, High Tide, Hymn to Tourach e Sinkhole.

Devido à limitação da raridade, perde-se alguns elementos que são tomados como intrínsecos no Magic: iras (Wrath of God / Damnation) ou o dito removal geral ( Pyroclasm / Anger of the Gods / Drown in Sorrow) é inexistente, o que leva a estratégias mais baseadas em Aggro (Affinity, Elfos, Tokens).

Por outro lado o azul têm acesso a cartas que fazem baralhos azuis de Modern e Standard corar de vergonha: Ponder, Preordain, Counterspell, Daze, Gush, Snap, ... o que se traduz em card filtering da mais alta qualidade, tornando Combo um arquétipo consistente e forte.
Mas nem por isso Control é inexistente, Mystical Teachings é comum! MBC (Mono Black Control) é um dos baralhos mais jogados, e para quem quiser jogar Combo/Control têm um dos baralhos mais interessantes e intensivos de pilotar: Acid Trip.

A maior vantagem de Pauper? O baralho mais caro não ultrapassa os 30€, em média se construírem de raíz não deverá ultrapassar os 10/15€. Se já jogarem Magic à algum tempo concerteza terão comuns utilizáveis.

Algumas Staples do formato:


Os terrenos artefacto de Mirrodin:



Agora passo a apresentar um dos baralhos de Pauper que jogo actualmente:

Madness UG (Blue-Green)!

Como o nome indica, o baralho é construído à volta da mecânica Madness, que é um custo alternativo caso a carta seja descartada. Para tal é necessário dividir o baralho em cartas que possam ser descartadas, e cartas que sirvam para descartar da mão.



Decklist
4 Wild Mongrel
4 Aquamoeba
1 Looter il-Kor
4 Circular Logic
4 Careful Study
2 Gush
4 Basking Rootwalla
4 Arrogant Wurm
2 Hooting Mandrills
2 Deep Analysis
3 Waterfront Bouncer
1 Snapback
2 Opt
1 Daze
1 Simic Growth Chamber
7 Island
6 Forest
4 Evolving Wilds
4 Thornwood Falls
O sideboard devem ajustar ao meta, mas Gleeful Sabotage, Steel Sabotage, Spreading Seas, Blue Elemental Blast, Dispel e Hidden Spider são quase sempre necessários.

Há também a versão RG (Red-Green) de Madness, que troca Careful Study por Faithless Looting. No campo das criaturas ganha Gathan Raiders e um vasto leque de burn: Lightning Bolt, Fiery Temper, Lightning Axe. De sideboard fica a jogar com Ancient Grudge, que é vastamente usado no formato.
Esta versão ganha em controlo da boardstate mas perde o alcance da versão UG.

Apesar de Pauper ser um formato já "solucionado", ou seja, com baralhos que dominam pela sua eficiência e afinação (os blocos do Metagame), não deixa de ser um formato diversificado e com espaço para evolução. Khans of Tarkir trouxe-nos Gurmag Angler e Hooting Mandrils, que se reflectiram imediatamente no formato. (Não falemos de Treasure Cruise!)

Com um custo reduzido, que incentiva a experimentação, é fácil aproveitar as comuns que vão acumulando em caixas e de que de outra forma estariam condenadas ao abandono. Por isso juntem-se com os amigos e revivam a experiência de cartas comuns voltarem a ganhar um brilho.

Para os interessados, que deck Pauper gostariam de fazer? E para os que já jogam, com o que jogam?
Comentários e críticas são sempre bem vindos,
Tenham um bom natal :)

Seguinte
« Art Ant
Anterior
Art Seg »