Olá pessoal do magique, nesta edição de Pensamento Limitado trago-vos um exercício mental muito fácil e rápido de fazer: em 3xBFZ Booster Draft, qual é a pick 1 do pack 1?
Antes de começar gostaria de referir alguns pontos importantes que a comunidade chegou, mais ou menos, a um consenso como sendo verdades. Muitas delas vão ser uma espécie de citar o óbvio, mas fiquem comigo:
- Como em quase todos os formatos de draft, pack 1 pick 1 de multicoloridas, ainda para mais multicoloridas que se restringem a um tipo de estratégia é bastante limitador. Pode ser feito, mas é desaconselhável;
- No reverso da medalha, temos as cartas sem cor, ou aquelas que entram em múltiplas estratégias (por ex:
Silent Skimmer) são altamente picáveis; - A melhor cor de mana seria o vermelho, dado que é uma cor muito flexível que se ajusta muito bem, tanto a jogar com azul, como a jogar com preto e ainda branco e, talvez, verde. Tem a melhor remoção comum a preencher buracos da curva importantes (1-3-5:
Outnumber-Stonefury-Touch of the Void). Normalmente os decks agressivos com sucesso são feitos à volta de vermelho e algumas sinergias com devoid, que é claramente a mecânica mais funcional do set, dado que não precisas de forçar muito para haver sinergias, só precisas de picar as cartas boas, de uma forma muito generalizada; - Mais uma vez, do outro lado do espectro encontra-se o verde, aquela cor a que muitos prós chamam de "pior cor do set, mas de longe". A coisa é tão extrema, que há alguns a defender que não devemos considerar picar verde ... nunca! As razões para tal são várias, mas resumidamente a culpa de isto tudo seria porque: Converge a estratégia com mais suporte no verde é claramente o deck mais difícil de construir. A aceleração de mana boa é incolor, no verde no geral é bastante má, é quase como perder 1 turno para não impactar o campo. Jogar de verde, resume-se muito a estender o jogo, na forma dos geradores de tokens, só que estes estão sujeitos a levar com hate na forma de
Boiling Earth,Dampening Pulse,Rising Miasma,Rolling Thunder, entre outras, o que não é de todo divertido quando tentamos fazer algo do género: T3Lifespring Druid, T4Eyeless Watcher, T5Tajuru Warcaller. Isto aliado ao fator de Landfall, ao invés do Zendikar antigo, ser uma estratégia mais lenta, perder em comparação com outros decks agressivos, mais o fator importantíssimo de a carta de fight verde deste formato ser lenta demais, dado que não é um pump spell também e só é boa quando estamos na frente, faz com que verde esteja dispersa na mediocridade; - Dizer ainda que azul está surpreendentemente bem cotado neste formato, muito devido ao bom emparelhamento com vermelho e preto, as outras boas cores de BFZ. O branco, normalmente amigo do verde, cai um bocado no rating dado o seu emparelhamento com quase tudo se resumir, basicamente, a Aliados.
Para concluir, reforçar que as cores de Grixis parecem ser as cores mais bem posicionadas neste formato, mas também referir que não sou a favor da estratégia de não picar verde. Eu acredito nos sinais e, se aquilo que me passam grita "verde" podem ter a garantia de que eu, pessoalmente, vou jogar de verde. Passando então a coisas sérias:
PACK NÚMERO 1
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Eu diria que neste pack, bastante fraquinho, existem 3 a 4 cartas a considerar: Murk Strider, Silent Skimmer, Valakut Predator e Touch of the Void. O predador é descartado, dado alguns argumentos acima referidos, visto que verde é o melhor emparelhamento com as suas habilidades. Não deixa de ser um pick aceitável se quisermos construir algo agressivo e forçar BR, mas não creio que seja saudável tão cedo fazer isso. o Silent Skimmer é uma pick decente, e dá inevitabilidade sempre que ataca, mas custa 4, pelo que sobram 2 cartas. Touch of the Void seria provavelmente a pick que daria mais garantias dado que é uma boa remoção, mas eu gosto de arriscar e acho que Murk Strider seria a minha pick nesta fase do draft. É um 2-por-1 em alguns casos (i.e. remove tokens) e é uma carta tempo com um corpo decente para trocar no chão, coisa que se ajusta muito ao estilo de baralho que prefiro jogar: UR Tempo. Sim, é uma pick que envolve mais coisas caírem a favor durante o resto do draft, muito ao estilo do predador, mas o rácio risco-recompensa, neste caso, é maior, na minha modesta opinião.
PACK NÚMERO 2
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Este pack consegue ser ainda mais fraquinho que o anterior. É tão fraco o pack, ao ponto de os eldrazis serem picks viáveis e nenhum dos dois é, propriamente dito, uma boa carta. Para aqueles que se perguntam "Mas então e aquelas incomuns ali? Não são jogáveis?" eu digo que não, pelas seguintes razões: o truque, mesmo tendo awaken, é awaken 2, o que em late game é mau, e não tem grande impacto nos bichos do oponente, ocasionalmente dá jogos, mas existem muitas situações em que simplesmente só nos ganha tempo e mais nada. O Ranger à primeira vista parece perfeito, mas o investimento é grande, o que muitas das vezes rouba-nos um turno inteiro apenas para dar +2/+2. As cartas realmente a considerar são: Touch of the Void, Kozilesk's Channeler e, mais distanciado, Bone Splinters. Mais uma vez, a carta que emparelha bem com verde, é logo descartada. Mais uma vez, Touch of the Void seria o pick mais consensual. Mais uma vez, eu digo que não, e que prefiro o Kozilek's Channeler. Os meus motivos são os seguintes: qualquer bomba que entre no meu deck, passa a ser mais facilmente jogável com ele em campo (passar de 6 para 8 não é brincadeira nenhuma) e é um 4/4 por 5, o que, na maioria das vezes, é suficiente para preencher esse lugar da curva. Think BIG people, think B.I.G.!!!
PACK NÚMERO 3
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Neste pack, as decisões são ainda mais fáceis. Só temos realmente duas cartas a considerar e, ambas, são brancas. Stasis Snare é capaz de estar no top 3 das incomuns do set, muito por causa da falta de maneiras eficientes para lidar com encantamentos. Elas existem, mas encontram-se na categoria de fillers. O mal da carta é custar 2 brancos, se quisermos jogar com ela quase de certeza que iremos jogar de branco como cor principal, o que apresenta as suas debilidades logo no início do draft, como por exemplo forçar desde o início uma cor, por si só, já mais fraca que o habitual. O Retreat to Emeria, por sua vez, é muito menos eficiente, mas mais abrangente. É uma carta que custa 4, mas efectivamente necessita de um 5º terreno para operar, só que de todos os Retreats, deve ser o único em que ambas as funções importam: quando estás atrás, fazes bloqueadores, se estiveres na frente, um Glorious Anthem sempre que baixas terreno nunca é mau. Para além do mais, só custa 1 branco, tem sinergia com Aliados, é facilmente splashável e vale o splash. O meu veredito: Retreat to Emeria, fácil!
PACK NÚMERO 4
Este pack, muito à semelhança do anterior, apresenta-nos uma decisão interessante. A decisão principal prende-se com: Angel of Renewal ou Turn Against. Á primeira vista diria que o Act of Treason instantâneo vermelho seria a escolha, dado que é tão bom para defender como para atacar e acabar o jogo, ou seja, quase nunca tem más situações. A questão é: até que ponto é melhor eu fazer isso do que Angel of Renewal. O anjo pode parecer fraquinho, dado que é um 4/4 a custo 6, mas o fator principal prende-se com o ganho de vida que ele representa: na pior das hipóteses é 1, na melhor das hipóteses pode desbloquear um jogo empatado. Eu creio que nas situações em que estamos atrás o anjo é capaz de ser melhor, porque ganhar vida é mais importante do que fazer o oponente perder um dos seus agressores, mas quando estamos à frente remover um bloqueador é melhor que uma criatura com evasão. A minha escolha recai no Turn Against, porque creio que é melhor no geral e não é tão situacional como o anjo e, ainda, porque temos um pack com boas comuns vermelhas que podem voltar como o Vestige of Emrakul.
PACK NÚMERO 5
Finalmente, um pack mais equilibrado. Temos uma rara bastante jogável, 2 incomuns de calibre e 4 comuns de peso: Wave-Wing Elemental, Eldrazi Skyspawner, Valakut Invoker e Silent Skimmer. As duas últimas dão inevitabilidade e são muito boas para fechar o jogo, mas perdem em comparação com as comuns azuis. Destas, o Eldrazi Skyspawner sai a ganhar de longe. As incomuns, quando comparadas com esta última, também saiem a perder porque o Breaker of Armies custa 8 manas e isso já é muito para este formato e o Retreat to Hagra, por sua vez, não defende muito bem, a não ser que tenhamos um baralho com múltiplas Evolving Wilds ou acelerações de mana instantâneas, mas a decisão aqui já é mais apertada. Pelo que a decisão a sério será: qual é o 2-por-1 melhor? O Wasteland Strangler que é uma criatura na forma de remoção? Ou o Skyspawner que é uma criatura com 2 de poder e evasão que mete um bloqueador pelo chão? Dado que o processador envolve algumas coisas saírem bem para ele funcionar e que o Skyspawner é sempre bom a minha decisão fica facilitada: Eldrazi Skyspawner 4TW!
E com este último pack me despeço, como sempre espero que tenham acompanhado o artigo com algum interesse. Se quiserem saber mais não hesitem em contactar e vejo-vos na próxima edição. Até lá não se esqueçam de não se porem a magicar muito! ;)
PACK NÚMERO 4
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PACK NÚMERO 5
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E com este último pack me despeço, como sempre espero que tenham acompanhado o artigo com algum interesse. Se quiserem saber mais não hesitem em contactar e vejo-vos na próxima edição. Até lá não se esqueçam de não se porem a magicar muito! ;)