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Os termos mais usados em Magic e os seus significados

Quantas vezes não ouvimos um jogador a usar um termo enquanto se estava num jogo e ficamos sem saber o seu significado? Aqui fica uma pequena lista de ajuda que todos os jogadores deveriam ser familares.




Mill
Mill quer dizer colocar cartas do grimório no cemitério. A origem deste termo reside na carta Millstone.

Broken
Uma carta que é extremamente poderosa - geralmente algo que se tem mesmo de jogar com ela se estivermos com as cores dela.

Clock
Uma ameaça que te levará a vitória num número finito de turnos, dando então ao oponente um "clock" para responder.

Bounce
Uma mágica ou efeito que devolve uma permanente para a mão.

Dead card/Carta morta
Uma carta que não pode ser conjurada por não ter alvos válidos ou que não pode ser conjurado. ie. Uma carta de removal e o teu oponente não usa criaturas.

Durdle
Jogar defensivamente. Basicamente é ficar a espera da altura certa para se conseguir avançar no jogo.

Flicker
Exilar uma permanente e devolve-la a jogo sem que outras acções ocorram no meio.

Gauntlet
Um grupo de decks que são esperados num metagame, ou top decks para se testar contra.

Goldfishing
Jogar sozinho para testar um deck.

Bear
Uma criatura 2/2 por 2 de mana que não tem nenhuma habilidade.

Hate bear
Uma carta de sideboard que também é um bear, Leonin Arbiter ou Ash Zealot, por exemplo.

Land drop
O terreno que podes jogar a cada turno. "Falhei o land drop."

Alpha strike
Atacar com todas as criaturas, geralmente com o intuito de ganhar.

Chump block
 Um bloqueio apenas para não sofrer dano, e que não vai afectar a criatura atacante.

Mana dork
Uma criatura que geralmente não faz mais nada sem ser dar mana. Birds of Paradise.

Manland
Um terreno que se transforma em criatura. Treetop Village.

Mirror match
Um duelo em que os decks são semelhantes.

Pinger
Uma criatura com uma habilidade que causa 1 de dano a um alvo. ie, Prodigal Sorcerer.

Pump/Inchar
Mágica ou habilidade que faz com que uma criatura fique maior. Become immense.

Ritual
Uma carta que dá mais mana que a que foi usada para ser conjurada. Dark ritual, Rite of Flame.

RTFC
Read the f**** card

Snap-keep
Uma mão na qual não é preciso pensar para se ficar com ela.

Topdeck
Quando se está sem mão, é a carta do topo do deck. "Tenho de topdeckar um Go for the throat para ganhar".

Tuck
Colocar uma carta no fundo do deck do seu dono. Condemn

Vanilla
Uma criatura sem habilidades. Grizzly Bears

Cantrip
Uma carta que se substitui por outra, geralmente por custo 1 de mana. Peek, Gitaxian Probe.

CMC
Converted mana cost, custo de mana convertido. O custo total duma carta, Divination tem um custo de mana convertido de 3.

Staple 
Uma carta que é sempre jogada num determinado formato.

Tutor
Uma carta que vai procurar outra ao deck e a coloca no topo, na mão ou até no campo de batalha.


Fizzle
Termo antigo usado no ínicio do jogo quando uma mágica é anulado na resolução.

Board wipe
Destruir todas as permanentes que não são terrenos.

Flooded
Quando se compra mais terrenos que o que seria suposto

Screwed
Quando não se compram terrenos

Fetchland
Um terreno que vai procurar outro terreno. Scalding Tarn

Shockland
Um terreno que dá duas cores, que tem dois tipos de terreno básico e que dá 2 de dano para entrar desvirado. Stomping Ground

Checkland
Um terreno que precisa de verificar certa condição para entrar desvirado. Drowned Catacomb

Fastland
Terreno que entra desvirado nos primeiros turnos. Blackcleave Cliffs

Beatstick
Um bicho grande

Grind
Estilo de jogo em que se trocam cartas uma a uma.

José Moreira

Juiz de nível 1, gosta de decks com criaturas e em especial slivers.
Jogador de carácter competitivo pode ser encontrado no MTGO por giventofly.

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