Bem-vindos a uma sessão de Tiny Leaders!.
Hoje falaremos um pouco sobre o que é o formato Tiny Leaders, e analisaremos dois baralhos exemplares.
Aqui está um belo comandante para fazer um Tiny Leader! |
Tiny Leaders é um formato muito semelhante a Commander, com as exceções que o teu baralho apenas pode ter 50 cartas (a contar com o teu Comandante) e apenas se pode usar cartas com o CMC igual ou inferior a 3. Isto limita muito as hipóteses de escolha de comandantes e de cartas (adeus, Force of Will, até a próxima, Thraximundar, ainda por cá, Toxic Deluge?), no entanto, torna o formato mais rápído, mais consistente, e de certa forma, único ao Magic.
Digo único porque algumas das cartas jogadas em Commander / Modern, são brutais em Tiny Leaders! (Smother é um Murder, Inquisition of Kozilek é um Thoughtseize sem perder vida, Unearth é um Reanimate sem perder vida, Eidolon of the Great Revel e Pyrostatic Pillar são extremamente dolorosos, e Trinisphere destroí curvas. Para além disso, dado que baralhos tricolores levam menos terrenos, usam menos básicos para se manterem consistentes. Olá, Blood Moon e Wasteland).
Obviamente, aumentando as diferenças entre formatos, também se modifica a lista de cartas banidas para estes formatos. Existem vários sites onde podem seguir estas alterações, mas deixo-vos este site, para vos poupar trabalho.
Cada baralho tem o seu arquetipo, e cada arquetipo tem as suas especificações. Com isto pretendo dizer que é possível fazer diferentes Tiny Leaders de Brimaz, King of Oreskos. Hoje iremos analisar algumas listas básicas deste comandantes. Em primeiro - Brimaz Weenie.
"Brimaz, King of Tiny Leaders" de GamrMan11 (2015)
1 Cavern of Souls
1 Drifting Meadow
1 Mutavault
1 New Benalia
1 Nykthos, Shrine to Nyx
1 Secluded Steppe
12 Plains
1 Attended Knight
1 Banisher Priest
1 Blade Splice
1 Boros Elite
1 Brimaz, King of Oreskos
1 Champion of the Parish
1 Crusader of Odric
1 Daring Skyjek
1 Doomed Traveler
1 Eidolon of Countless Battles
1 Fiend Hunter
1 Knight of the White Orchid
1 Mardu Woe-Reaper
1 Mentor of the Meek
1 Mikaeus, the Lunarch
1 Precinct Captain
1 Selfless Cathar
1 Hall of Triumph
1 Loxodon Warhammer
1 Spear of Heliod
1 Brave the Elements
1 Path to Exile
1 Raise the Alarm
1 Swords to Plowshares
1 Entreat the Angels
1 Gather the Townsfolk
1 Launch the Fleet
1 Martial Coup
1 Glorious Anthem
1 Honor of the Pure
1 Intangible Virtue
1 Ajani, Caller of the Pride
Sideboard
1 Ajani's Presence
1 Glare of Heresy
1 Last Breath
1 Pay No Heed
1 Return to the Ranks
1 Revoke Existence
1 Spirit Bonds
1 Swiftfoot Boots
1 Timely Reinforcements
Como podemos ver, este é deck baseado a encher a mesa o mais rápido possível, seja com criaturas abaixo do Brimaz, ou com tokens. E existem muitos produtores de tokens. Para além disso, vemos uma subtemática interessante com Humanos, para ativar o Champion of the Parish.
Em primeiro, vou referir as vantagens de jogar um baralho como este:
- É rápido;
- Tem uma curva aceitável no formato (média de CMC = 2.12);
- O campo de batalha estará frequentemente cheio por criaturas tuas;
- O
Brimaz, King of Oreskos, tipicamente é superior a qualquer outra criatura de 2CMC que o oponente possa baixar (excetoTarmogoyf), e nas 3CMC, apenas é inferior a poucas criaturas (Anafenza, the Foremost,True-Name Nemesis), competindo diretamente com as voadoras mais frequentes (Vendillion Clique,Jenara, Asura of War).
No entanto, notei em algumas desvantagens, pequenos aspetos que mudaria no baralho:
Não sou fã de Entreat the Angels neste baralho. No jogo tardio, e comprada do topo, é absurda, no entanto, comprada cedo, ou retida na mão no início do jogo, é menos uma carta que poderás usar contra o teu adversário. Pessoalmente, não gosto de ter cartas mortas no início do jogo, pelo que removeria isto.
Em substituição desta carta, colocaria Soldier of the Pantheon. Uma 2/1 por 1CMC é aceitável, ainda para mais quando tem proteção contra Abrupt Decay, Azorius Charm, e ganha um ponto de vida de cada vez que um oponente faça uma mágica multicolor. É uma carta interessantíssima como bloqueadora (e atacadora!) contra a perigosa Anafenza, the Foremost, e que bloqueia e mata o Geist of Saint Traft em combate.
18 terrenos parecem-me ser um pouco a mais. 16 é a média que se deve jogar, e 17 é o aceitável. 18, para um baralho que vai jogar frequentemente abaixo da curva parece-me a mais.
Tiraria uma Plains, e colocaria um Condemn. Ou definitivamente melhor, Council's Judgment. É extremamente importante esta carta para lidar com as ameaças que não é possível lidar com este baralho (p. ex.: True-Name Nemesis).
Fora isto, o baralho parece-me ser bastante consistente, mas não é o meu preferido. Caso eu fizesse um Tiny Leaders de Brimaz, King of Oreskos, muito provavelmente gostaria de fazer uma versão Death N' Taxes, tipo isto:
"Brimaz and Thalia - Tiny Leaders" de Frostygaze (2014)
1 AEther Vial
1 Banishing Light
1 Benevolent Bodyguard
1 Brimaz, King of Oreskos
1 Buried Ruin
1 Condemn
1 Council's Judgment
1 Crucible of Worlds
1 Dawn Charm
1 Dust Bowl
1 Eidolon of Rhetoric
1 Eiganjo Castle
1 Enlightened Tutor
1 Ethersworn Canonist
1 Flagstones of Trokair
1 Glowrider
1 Icatian Javelineers
1 Journey to Nowhere
1 Kami of False Hope
1 Kataki, War's Wage
1 Land Tax
1 Mana Tithe
1 Mother of Runes
1 Nevermore
1 Oblivion Ring
1 Path to Exile
1 Phyrexian Revoker
1 Pithing Needle
9 Plains
1 Proclamation of Rebirth
1 Ratchet Bomb
1 Rishadan Port
1 Sejiri Steppe
1 Serra Avenger
1 Soldier of the Pantheon
1 Spirit of the Labyrinth
1 Student of Warfare
1 Swords to Plowshares
1 Temple of the False God
1 Thalia, Guardian of Thraben
1 Wasteland
1 Weathered Wayfarer
Sideboard
1 Aven Mindcensor
1 Darksteel Mutation
1 Dawn Charm
1 Grafdigger's Cage
1 Grand Abolisher
1 Hushwing Gryff
1 Rebuff the Wicked
1 Rest in Peace
1 Stony Silence
1 Torpor Orb
Este baralho diz "Odeio-te" em cada carta. Aviso de um erro de listagem, o dono da lista colocou um Dawn Charm tanto mainboard como de sideboard.
As vantagens de jogar com este baralho:
- Muito rápido, com uma curva ainda mais baixa que o baralho prévio (média de CMC = 1,82);
- Todas as cartas têm de algum forma algum valor contra algum baralho / arquetipo (p.ex.:
Thalia, Guardian of Thraben&Glowrider, eternos odiadores de controlo);
Ratchet BombePithing Needleajudam-te no jogo contraEzuri, Renegade Leader, eliminando os elfos de mana e desligando as habilidades do seu comandantes, respetivamente;
Dawn CharmeKami of False Hopeparecem-me que irão ter um desempenho bom, de acordo com o metagame de Tiny Leaders. Supondo que metagame atual éAnafenza, the Foremost,Geist of Saint TrafteEzuri, Renegade Leader, oDawn Charmfica com a primeira habilidade relevante, porque é umFog. Num baralho em que o agressor somos nós, penso que será contraprodutivo (a não ser que após um ataque com tudo, o oponente faça o mesmo para letal, e nós prevenimos o dano - situação altamente específica, e nem contamos com o fato do Brimaz, King of Oreskos ter vigilância, assim como os seus tokens, podendo bloquear, ou dissuadir um ataque). No entanto, o baralho deEzuri, Renegade Leaderé ainda mais rápido, pelo que um efeitoFogpode muitas vezes dar-nos o jogo. No entanto, admito que é muito circunstancial. A segunda, regenera a criatura alvo. As nossas criaturas têm um alto valor para nós, e como tal serão alvos de magias remoção. Ainda assim, os baralhos de Tier 1 neste formato sãoGeist of Saint Traft,Ezuri, Renegade LeadereAnafenza, the Foremost. As cartas de remoção mais típicas que iremos encontrar sãoPath to ExileeSwords to Plowshares, ouVapor Snag, como tal, não prevejo uma enorme utilidade, fora de combates, ou contra baralhos de Tier 1.5 / 2 (Marath, Will of the Wild,Nin, the Pain Artist). A terceira e última habilidade anula uma mágica que tenha como alvo a nós, portantoThoughtseize,Inquisition of Kozilek,Lightning Boltque seja. Penso que será o efeito perfeito contraAnafenza, the Foremost;
Proclamation of Rebirthé brilhante para recorrer de efeitos necessários para sobreviver / ganhar, tais comoKami of False Hope,Icatian JavelineersouBenevolent Bodyguard;
- Se fores antissocial, jogares isto contra alguém dá-te grandes hipóteses dessa pessoa nunca mais jogar contra ti Tiny Leaders;
As críticas que eu tenho a fazer a este baralho:
A Sejiri Steppe parece-me um terreno não adequado. Entra virado, o que em alguns casos nos poderá atrasar a curva, e a proteção à velocidade de um feitiço apenas servirá para tornar uma criatura imbloqueável (possivelmente o Brimaz, King of Oreskos, para os últimos 3 de dano... mas quão frequentemente é que isso ocorrerá?);
Substituiria a Sejiri Steppe por uma Plains, ou, já que temos o Crucible of Worlds, por um Ghost Quarters, no entanto, iremos ficar com 6 terrenos incolores, o que poderá influenciar para jogar mágicas com dupla mana branca (Brimaz, King of Oreskos, Nevermore e Council's Judgment), ou jogar mais que uma mágica por turno;
Trocaria-as por cartas que estão no sideboard, tais como Aven Mindcensor, Hushwing Gryff e Grand Abolisher. Melhoram os jogos contra baralhos que corram muitos tutores (Fetches, Expedition Map, Tolaria West, Enlightened Tutor), que dependam de criaturas com habilidades desencadeadas ao entrar no campo de batalha (Kitchen Finks, Anafenza, Kin-Tree Spirit, Stoneforge Mystic), ou desligam por completo as contramágicas nos nossos turnos (Mana Leak, Deprive, Counterspell, Dissolve).
Caso estejam interessados em ler sobre outros baralhos de Tiny Leaders, ou até mesmo ver os Tiers (subjetivos a cada país) do metagame deste formato, apresento-vos este site, com um artigo do James Pianka, de Março de 2015.
Espero que tenham gostado, e comentem!
Luís Araújo
Jogando desde o bloco de Conflux, Luís tem uma grande preferência por decks de Midrange ou de Controlo, e pelos formatos eternos de Modern, Legacy, EDH ou Duel Commander.